Apoixona-se pela linda Cumuruxatiba...

Cumuruxatiba, na língua pataxó, quer dizer grande variação de marés.  Está localizada no extremo sul da Bahia, na cidade de Prado, distando 32 Km da sede do município por estrada de terra em boas condições de tráfego. Surgiu como pequena vila de pescadores, com a extração de areia monazítica nos anos 60 e o reconhecimento geopolítico. 

Nossas praias são rasas, de águas mornas e poucas ondas, devido a barreira de recifes. Algumas delas com rios refrescantes, arborizadas, quase todas desertas, possibilitando a paz e o sossego almejados.

A variada nuance da cor da água, entre o verde e o azul, encanta os olhos. Merecem destaque a Praia do Rio do Peixe na área urbanizada e, pouco mais distante, as praias da Japara, da Ponta do Moreira, Imbassuaba, Calambrião e da Barra do Cahy.

Estes, segundo alguns historiadores, foram os primeiros locais do contato dos descobridores com o nosso País. Cumuruxatiba esta integrada à Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, próxima dos Parques do Monte Pascoal e do Descobrimento, últimos redutos de mata atlântica no extremo sul da Bahia, e do Parque Marinho de Abrolhos.

 

Passeios

ENCONTRO COM AS BALEIAS - Entre os meses de julho a outubro, as águas mornas, calmas e rasas propiciam a visita das baleias Jubarte (Megaptera Novaenglia), que migram da Antártica para a costa do Extremo Sul da Bahia a fim de reproduzir, ou seja, elas são “baianas”.  

Em Cumuruxatiba elas estão próximas da costa permitindo que se faça uma visita em seu ambiente natural, com apenas 50 minutos de navegação. 

PONTA DO CORUMBAU - Passeio de barco para Corumbau, tendo a oportunidade de reviver a história do descobrimento do Brasil, avistando o Monte Pascoal do meio do mar assim como fez o Cabral em 1500, com parada nos Recifes do Pataxo para mergulho. Nesse recife de águas mornas terão a oportunidade de observar uma grande diversidade de peixes, corais, crustáceos e esponjas.

PRAIA BARRA DO CAHY - Praia que é considerada como a região onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil. Para você chegar na linda praia da Barra do Cahy precisa pegar uma estrada de terra que passa entre duas fazendas e ao chegar a praia o visitante é surpreendido por uma beleza natural preservada. Na Barra do Cahy existem falésias multicoloridas, a mata nativa e os lindos coqueiros que se estendem à beira da praia dão um ar rústico e agradável. Na praia existe apenas um restaurante (barraca de praia) chamado Glória que oferece aos seus clientes ducha e banheiros. A comida é muito boa e o atendimento também, alem do preço ser muito justo. Ao caminhar por volta de uns 15 minutos na praia é possível chegar ao Rio Cahy, rio que Pero Vaz de Caminha relata em sua carta, um local rodeado de manguezal de argila preta mas que oferece água limpa e doce. Já o mar é calmo e suas ondas pequenas são ideais para nadar e pescar. A longa extensão de areia branca é uma ótima opção para caminhadas, exercícios ao ar livre e piqueniques em família. 

DIVERSOS - Caminhadas, cavalgadas e pedaladas podem ser um bom entretenimento para curtir e integrar-se à natureza.